Buscar
  • Paulo Jelihovshi

3 Passos para NÃO seguir 10 passos sobre NADA relacionado a carreira e trabalho

Atualizado: 29 de Mai de 2018


Me incomoda o modo como o mundo atual nos faz simplificar coisas que são complexas. Teorias que conceituados autores demoraram anos para desenvolver hoje são ensinadas por “gurus” em palestras de 1 hora, em textos simples, rápidos, buscando aparecer nas buscas no Google. Falta compromisso com o leitor.




Uma dessas simplificações que está na moda é o tal dos “passos” ou “dicas”, principalmente relacionados à carreira e trabalho. “5 dicas para uma entrevista de emprego”, “10 passos para alcançar o sucesso profissional”... Ora amigos, autores estudam esses temas há séculos! Cada dia surgem novas variáveis e tendências. Não parece presunçoso querer resumir tudo de maneira tão rápida?


Vemos atualmente uma gama enorme de estudos sobre o trabalho e carreira que mostram cada vez mais que a regra é não ter regra! Vemos exemplos de pessoas que seguem carreiras tradicionais, proteanas ou sem fronteiras e obtém sucesso ou fracassam. A mesma lógica se pode observar em pessoas que trabalham por prazer ou por necessidade. Obviamente, se observam tendências de maior sucesso entre pessoas que entendem o contexto do atual mundo do trabalho, direcionam suas carreiras para se adaptar a este e ainda gostam do que fazem, mas isso não é regra.


Por fim, elaborei 3 simples passos para se conseguir o sucesso profissional:


1 – Não acredite em passos ou dicas: o mundo é muito complexo e as variáveis são muitas para você se limitar a receitas prontas. Aliás, sempre desconfie de simplificações.


2 – Seja muito bom em algo que, preferencialmente, você goste de fazer: Pessoas que tem sucesso na carreira SEMPRE são muito boas no que fazem, seja pilotar um avião, fazer uma pizza ou curar um paciente. Se você ainda não é muito bom em algo, estude, faça estágios, trabalhe de graça... Enfim, se aperfeiçoe. Se você, além de ser muito bom ainda gosta do que faz, maior suas chances de sucesso.Se você não sabe o que faz bem ou do que gosta, descubra o quanto antes.


3 – Trabalhe muito e tenha paciência: Acorde cedo, faça a barba, ponha seu colar mais bonito, faça a diferença, crie valor, aperfeiçoe modelos prontos, não tenha preguiça, acorde mais cedo ainda no dia seguinte, pesquise, realize, entregue! Um dia você será reconhecido.


Seguindo esses três passos, tenho certeza que, um dia ou outro, seu sucesso virá, acredite ou não.


Obs: o autor desse texto está absolutamente ciente de que ele simplifica em passos questões muito complexas e até se contradiz por combater isso no próprio texto. Ele passa bem e se coloca a disposição para sanar qualquer dúvida que possa vir a surgir por parte do leitor.

88 visualizações

Rua Juiz de Fora, 115 - Belo Horizonte (MG)     |    +55 (31) 98492-4237     |     +55 (31) 99205-2300     |     Desenvolvido por BrainCloud ®

  • Facebook