Buscar
  • Paulo Jelihovshi

Porque Ninguém Trabalha por Dinheiro


Porque as pessoas trabalham?


Essa pergunta parece boba, mas instiga estudiosos da área da administração, economia, psicologia, entre outros há tempos. Trabalhar é um suplício, castigo divino pelos pecados que cometemos. Trabalhar é para os fracos, pobres, desintelectualizados. Trabalhar é preciso (ponto). Trabalhar trás dignidade, todos devemos fazê-lo. Nasci para trabalhar. Trabalhando sou útil para a sociedade. Me reconheço através do trabalho.


Os caminhos são muitos. Pessoas trabalham porque precisam, porque nasceram para fazer o que fazem ou porque querem crescimento na carreira. E dependendo do porque as pessoas trabalham, o modo de trabalhar muda. Desempenho, atitude, gestão, performance... Tudo muda dependendo da resposta a essa pergunta. E muitas empresas não se fazem a pergunta: porque meus funcionários trabalham? E porque trabalham aqui? Empresas que se fazem essa pergunta são diferenciadas.


Estudiosos sobre motivação dizem que pessoas trabalham por basicamente dois fatores: fatores externos a elas, como salário, benefícios, políticas da empresa, estabilidade, entre outros, e fatores internos a pessoa, como crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, auto-realização e reconhecimento de seu trabalho, como exemplos. Pessoas que trabalham apenas motivados por fatores extrínsecos por muito tempo tendem a não se reconhecerem, não acham significado no que fazem e adoecem, gerando faltas e baixa produtividade no trabalho. Já as pessoas que trabalham por fatores intrínsecos tendem a se sentirem mais plenas e satisfeitas com o que fazem, veem um propósito naquilo que realizam diariamente e tendem a serem mais produtivos. É tudo uma questão de reconhecimento, de achar significado no que se faz. Cada vez mais nos reconhecemos e somos reconhecidos por meio do nosso trabalho. Não há como fugir disso.


E por isso estamos aqui, para ajudar pessoas e empresas a entenderem porque trabalham, porque se levantam todos os dias dispostas ou com preguiça, porque fazem horas extras com prazer ou contam as horas para o serviço acabar, porque seus funcionários estão motivados ou não, trazem retorno para a empresa ou não e como devemos proceder organizacionalmente para alinhar todos os vários e complicados fatores que levam uma pessoa a trabalhar bem, ou não. Porque ninguém trabalha por dinheiro.


Porque você trabalha? Porque seu funcionário trabalha? Como fazer gestão para se trabalhar melhor? Como ser mais produtivo?

207 visualizações

Rua Juiz de Fora, 115 - Belo Horizonte (MG)     |    +55 (31) 98492-4237     |     +55 (31) 99205-2300     |     Desenvolvido por BrainCloud ®

  • Facebook